Regras de Roleplay
Powergaming:
Powergaming é a utilização de mecânicas que não existam no jogo para teres benefício próprio e/ou abusar das mecânicas atuais saindo do realismo para benefício próprio ou de outrem.
Exemplo: Usar o rádio debaixo de água; Abrir a porta de um carro enquanto algemado.
Qualquer outro abuso de mecânica do jogo de forma não realista se enquadrará em PowerGaming (abusar de animações, props, bugs visuais, entre outros).
Metagaming:
Empregar informações obtidas fora do contexto de Roleplay (RP), como Discord, transmissões ao vivo, chat da transmissão, entre outros, no ambiente do jogo é estritamente proibido. Se encaixa também em Metagaming qualquer informação obtida fora da vivência do teu personagem.
Enquanto estiver no Roleplay, é estritamente proibido assistir, acompanhar ou estar com transmissões ao vivo (Twitch, TikTok, Kick, YouTube, etc.) abertas independentemente se houver interação ou não com o criador de conteúdo.
Pain Roleplay:
É obrigatório simular dor em cenários propícios para o mesmo. Não é obrigatório gemer depois de um acidente, no entanto, deverás ter em conta e não deves continuar logo após o acidente simulando então essa dor em forma de ação.
Fear Roleplay:
É obrigatório simular o medo quando a tua vida estiver em perigo. Personagens que estejam envolvidas em atos criminosos têm uma certa margem de manobra com esta regra.
Exemplo: Quando se inicia um RP de perseguição, a tua personagem que está a fugir à polícia, e se a polícia estiver a apontar armas para ti, a tua personagem não precisa de parar de fugir. No entanto, lembra-te de te comportar de forma realista a este respeito - é altamente improvável que um criminoso gravemente ferido, desfavorecido e/ou em menor número continue a fugir.
Vehicle Deathmatch (VDM):
É a ação de usar veículos como arma para matar ou atropelar alguém propositadamente.
O uso intencional de veículos para provocar danos, como colisões, tentativas de rodar ou capotar deliberadamente outros veículos, está expressamente proibido. A prática conhecida como "carrinhos de choque" é proibida e é categorizada como VDM (Vehicle Deathmatch) e Power Gaming, sujeita a punições severas.
Random Deathmatch (RDM):
É o ato de matar um jogador sem um motivo válido. O ideal é priorizar a interação (Roleplay), procurando resolver de outras formas, sendo o disparo a última opção.
Exemplos: Disparar num refém, mesmo ele estando a colaborar com o RP; matar apenas por estar sendo abordado; matar outra pessoa apenas pelo simples desejo de matar; acidentes de trânsito, entre outros.
Da mesma forma que a tua vida deve ser valorizada, valorize a do outro também. Nenhuma vida deve ser tirada por um motivo raso e sem contexto prévio.
Tive uma discussão momentânea com outra pessoa na rua, posso matá-la? Não.
Posso sair a matar sem ao menos conversar ou tentar render alguém? Não.
Combat Logging (CL):
Refere-se ao ato de desconectar durante uma situação em que estejas envolvido direta ou indiretamente. É estritamente proibido desconectar apenas por receio de ser abordado pela LSPD ou por um assaltante, ou enquanto estiveres a participar de uma ação (sequestro, fuga, troca de tiros, transporte para a prisão, etc.).
Em ações, é proibido que, após uma desconexão, mesmo que imprevista, retornes logo em seguida para continuar na ação. Isso vai interferir diretamente no andamento dela. O correto é aceitar o acontecido e voltar apenas no fim da ação, independentemente do resultado. Se ganhaste, a vida segue; se perdes-te, deves render-te.
Binds:
O uso de binds dentro do servidor, que anulam animações e/ou que interferem no RP, não poderão ser utilizadas em ações.
Amor à vida:
Evita tomar ações que não tomarias na vida real. Dá prioridade ao valor da tua vida e à vida dos outros jogadores.
Não reajas a um sequestro em que alguém esteja com uma arma apontada para tua cabeça.
Force RP:
Refere-se ao ato de impor o Roleplay a outro jogador de maneira forçada.
Exemplos: Passar repetidamente em frente a uma viatura da polícia proferindo insultos, colidir intencionalmente com carros estacionados, disparar tiros para o alto com o propósito de alertar policias em patrulha, claramente buscar motivos para brigas em casos de acidentes de trânsito ou em outras situações em que a parte oposta esteja a agir de maneira pacífica.
Dark RP:
A participação em Dark RP, que envolve a interpretação de papéis sombrios ou indesejados, muitos dos quais são considerados criminosos, é absolutamente inaceitável no servidor e resultará sem hesitação num banimento por tempo indeterminado.
Exemplos incluem, mas não se limitam a: assédio, LGBTOQIA:fobia, terrorismo, suicídio, racismo e outros comportamentos tóxicos.
Fail RP:
Faltar com a interação propositadamente com outros personagens, de maneira que prejudique o andamento do Roleplay e/ou da história de outros personagens envolvidos. Valoriza o RP dos outros jogadores, assim como estes, por sua vez, devem fazer o mesmo.
Exemplo: Não te comunicares intencionalmente com polícias durante o processo prisional, ignorando a presença destes.
Anti RP:
Envolve comportamentos que prejudicam o desenvolvimento saudável do Roleplay, como tomar ações que contradizem a história do teu personagem.
Flaming:
Refere-se a qualquer interação hostil ou ofensiva que intensifique uma situação ou afete negativamente uma pessoa, promovendo ódio, insultos e ameaças diretas, dentro ou fora do Roleplay.
Exemplo: Insultos a corpos desmaiados, incentivar ataques a outros, comentários em livestreams, chats, redes sociais no geral, entre outros.
Uma vez que um comentário ou postagem em qualquer rede social remeta ao servidor Luso Horizon ou a sua comunidade de forma negativa, contendo discursos de ódio e afins, a punição poderá e será aplicada.
Atualizado
